IMG_0040 ed rk
Chegamos ontem na casa da minha mãe: meus potinhos de temperos árabes e eu. Vou pensar se abro mão deles nas próximas receitas, mas estou tão apaixonada por eles que acho difícil. Maurício acertou em todos os presentes que trouxe de Israel e até me surpreendeu com o bom gosto ao escolher um casaquinho e um cordão lindo. Uma coisa é eu comprar roupas e acessórios para ele, outra coisa muito mais ousada é ele comprar roupas e acessórios para mim. Todos os presentes tinham algo a ver comigo e os temperos árabes realmente me fascinam (e ele sabia). Fico feliz com lembranças que não só demonstram que a pessoa pensou em você na viagem como teve a sensibilidade para te identificar em algo.

IMG_0305 rk

Assim que Maurício chegou de viagem fizemos um churrasco a pedido dele. Era quarta feira depois do carnaval e eu estava na casa de praia dos meus pais esperando por ele. Fui ao mercado e comprei abobrinhas e outros vegetais porque churrasco só de carne e farofa não é comigo. Assei as abobrinhas, temperei com sal, azeite e lembrei dos temperos que havia acabado de ganhar. Cheirei tudo e escolhi o zaatar para colocar nas abobrinhas… Que delícia! Combinação perfeita!

Dias depois, já em casa, eu estava olhando algumas receitas na internet e me deparei com o Vinagrete de Zaatar do David Lebovitz. Parei tudo e fui testar. Perfeito! Eu fico babando quase que diariamente nos post do blog dele – http://www.davidlebovitz.com.

IMG_0050 rk

Resolvi que faria de novo na casa dos meus pais e hoje foi o dia de servir. Dessa vez caprichei no zaatar e fiz no dia anterior para apurar o sabor. Cortei as abobrinhas ao comprimento, mas pode ser em rodelas e também com berinjelas. Um detalhe importante, caso queira usar berinjelas, é deixa-las de molho na água gelada com sal e depois secar bem com papel toalha. Isso tira o amargor delas.

Dourei os dois lados na frigideira com pouquíssimo azeite e sal. Pode fazer na grelha, no forno ou como preferir.

IMG_0059 rk

Testei esse vinagrete adicionando sumac e sem adicionar. Bom, é realmente opcional. Sem falar que o próprio zaatar já vem com um pouco de sumac.

IMG_0036 rk

IMG_9960 rk

IMG_0295 rk

Vinagrete de zaatar com vegetais grelhados

By February 19, 2016

Ingredients

Instructions

Prepare o vinagrete: Misture todos os ingredientes e reserve.
Corte as abobrinha (rodelas ou ao comprimento) e pincele azeite. Tempere com sal e doure os lados em uma frigideira. Também pode ser feito numa grelha ou no forno.
Disponha em uma travessa e regue com o vinagrete de zaatar.
Se for usar berinjelas, coloque-as submersas na água gelada com sal por alguns minutos. Seque bem com um papel toalha e só depois grelhe. Também pode fazer o mesmo com as abobrinhas caso estejam amargas