tortilla espanhola

Tá aí! Se fosse para eu escolher um prato que descrevesse minha infância, talvez fosse esse: tortilla. Tortilla é um tipo de fritada espanhola de batatas. Minha vó e minha mãe viviam fazendo isso.

Acho que a tortilla é a responsável por eu não ser tão fã de batata frita. Vou explicar. Minha avó fazia batata frita para mim quando pequena, mas elas eram molengas e cortadas no formato meia lua. Sei lá, nunca vinha a batata frita que eu criava em mente quando ela dizia que ia fazer batatas e eu respondia “ebaaa!”. Era uma frustração. Mas isso porque ela fazia batata frita como se fosse fazer tortillas! Será que ela nunca foi ao McDonald’s? (Agradeço a Deus se não).

Então eram assim as batatas: molenguinhas e cortadas em tiras finas e em meia lua. Se quiser fazer a tortilla igual a vovó (verdadeiramente española) deixe as batatas assim, não frite-as muito. Elas não devem ficar crocantes. Esse é o primeiro passo.

Mas se preferir (e eu prefiro), cozinhe as batatas! Eu corto as batatas em rodelas e cozinho na água com sal. Para o post de hoje, eu usei batata doce com casca. Mas a tradicional mesmo é batata inglesa.

tortillas espanholas

Depois é só untar generosamente uma frigideira com azeite, bater os ovos com sal e misturar com as batatas para cozinhar. Coloque um pouco dos ovos no fundo da frigideira, depois as batatas e mais ovos batidos. Minhã mãe também fritava cebolas para colocar na tortilla e ficava uma delícia! É que o Maurício não gosta de cebolas (fue fue fuee) e eu acabo tendo que comer sozinha. Então deixo pra lá. Mas para quem gosta, eu sugiro fritar umas cebolas em rodelas até ficarem bem douradinhas. Ah, e eu tenho esse cuidado de fazer camadas de batatas e ovos, mas a verdade é que nem precisa. Vovó jogava tudo na frigideira misturado! Eu devia ter aprendido muio mais coisas com ela… Na casa dela em Galícia, fazia manteiga, aguardente de ervas, vinho, além de criar animais para arar a terra, galinhas, plantava e colhia maçãs, figos, couve, batatas e um monte de outras coisas. Vovós são prendadas.

rosa

Tortilla espanhola da mamá

By May 14, 2016

Para uma tortilla pequena.

Instructions

Cozinhe as batatas na água com sal. Corte em rodelas (antes ou depois de cozida). (Se preferir, frite a batata no azeite)
Bata os ovos com sal a gosto.
Unte com bastante azeite uma frigideira antiaderente pequena. (Uma frigideira alta deixa a tortilla mais bonita, porém dá mais trabalho para cozinhar bem pelo meio).
Misture os ovos e as batatas ou faça camadas de ovos e batatas na frigideira já aquecida com o azeite.
Abafe com uma tampa (ou use aquelas frigideiras duplas) e cozinhe em fogo bem baixinho até que fique seco pelo meio. Vire para dourar o outro lado.

Opcional: frite rodelas de cebolas e misture com a batata e os ovos.