IMG_0116 rk

Não tem mistério fazer Shakshuka e me pareceu um ótimo prato para usar uns dos meus temperos novos israelenses. Talvez você já tenha feito shakshuka antes e nem conhecesse o nome desse prato em Israel, como eu.

A versão original é com um refogado de alho e cebola onde se cozinha os tomates para fazer o molho e depois cozinhar os ovos. Tem quem acrescente queijo,  linguiça e outros vegetais, mas a versão mais popular é bem básica. É um prato típico de café da manhã e servido com pão.

IMG_0061 rk

Dessa vez eu escolhi o prato pelo tempero que queria usar – o baharat. Descobri que baharat é o que chamamos de pimenta síria, ou pelo menos uma mistura de especiarias que pode ser igual a mistura de pimenta síria que compramos aqui.

A mistura do Baharat leva pimentas e outras especiarias como canela, cravo e noz moscada.  Esse meu baharat veio de Israel (Maurício trouxe pra mim entre outros temperinhos) e achei mais suave que a pimenta síria que compro aqui.

IMG_0090 rk

Mas o baharat não é o ingrediente principal da Shakshuka, e sim os ovos e o molho de tomates.

E ovos é o meu ingrediente preferido, principalmente quando são ovos de galinhas felizes. :D Não sei que tipo de pessoa eu me tornei, mas há uns anos, eu nuca imaginaria que desejaria tanto criar minhas próprias galinhas ao ar livre e ter uma horta. Bom, por enquanto só tive vasinhos de temperos. Um dia…

IMG_0096 rk

E mais uma mais recente…

shakshuca

Shakshuka! Café da manhã à moda israelense.

By March 9, 2016

Instructions

Pique a cebola, o alho e o tomate.

Em uma panela ou frigideira grande com tampa aqueça o azeite e doure a cebola e o alho mexendo sempre com uma colher de pau. Depois junte o tomate. Tempere com sal, pimenta e páprica. Mexa bem e tampe. Deixe cozinhando até o tomate desmanchar e virar um molho espesso.

Com a colher de pau, abra espaço no molho para os ovos fazendo quatro buracos. Quebre os ovos nesse espaço, tempere com um pouco de sal em cima de cada um e tampe novamente até que os ovos cozinhem.

Coloque um pouco de salsinha ou cebolinha por cima na hora de servir.

Tradicionalmente é servido com pão sírio.