IMG_8984 rk

Essa delícia é receita da Katia Cardoso do livro 50 Doces Veganos. Sim, sim, semifreddo vegano!!! Sem lactose e simplesmente maravilhoso.

Ganhei esse livro da editora Alaúde e a primeira receita foi o marido que escolheu, essa sobremesa gelada e cremosa de chocolate amargo. Hmmm escolheu muito bem! Preciso dividir com vocês!

Como o nome sugere, todas as receitas do livro da Katia Cardoso são veganas, ou seja, não levam nenhum ingrediente de origem animal. Achei o livro incrível, as receitas são bem fáceis de reproduzir e os ingredientes são aqueles que a gente costuma já ter em casa. Realmente não dá para sentir falta de ovos ou laticínios em nenhuma das receitas, nada daquelas adaptações “forçadas” que muitas vezes a gente acaba fazendo para desviar de algum ingrediente que não queremos ou não podemos comer. Veganos, intolerantes e alérgicos, dá para escolher um docinho de olhos fechados!

IMG_8951 rk

A receita é feita com chocolate amargo sem lactose por ser um chocolate vegano. Mesmo para quem for fazer com um chocolate meio amargo que leve leite, vale lembrar que quanto mais puro (amargo) for o chocolate mais consistente e forte ficará o sabor. A Katia (autora) também colocou uma calda de chocolate que ela ensina no livro por cima desse semifreddo. Ah! E se não tiver nozes em casa, faça com castanha de caju ou sem mesmo, que eu garanto que vai ficar uma delícia mesmo assim! Eu também acho que combinaria muito bem com avelãs!

IMG_8992 rk

Semifreddo de chocolate amargo e nozes. Livro 50 Doces Veganos.

By October 18, 2015

Receita do livro 50 Doces Veganos. Autora: Katia Cardoso. Editora Alaúde.

Ingredients

Instructions

Ponha o chocolate e 200ml de leite de coco numa tigela refratária. Leve ao micro-ondas, em potência média, por 2 minutos. Retire e misture bem até dissolver. Se for necessário, deixe por mais 30 segundos no micro-ondas.
Junte o melado, a essência e as nozes. Misture bem. Reserve.
Em uma panela, misture o leite de coco restante e o amido. Leve ao fogo baixo, mexendo até engrossar. Deixe esfriar e misture ao creme de chocolate, usando uma espátula e sem bater.
Passe para uma forma de bolo inglês pequena, forrada com papel-alumínio (deixe sobrar papel fora da fôrma) e cubra com o papel excedente. Leve ao congelador até ficar bem firme.
Desenforme no prato de servir, retire o papel e regue com calda de chocolate. Polvilhe com mais nozes e sirva em seguida.