IMG_6026 rr2

Uma salada toscana de um restaurante francês onde os garçons atendiam em italiano. Mas era de se esperar. Não deixe seus amigos italianos escolherem o restaurante se você não quiser comida italiana. Não importa o lugar do mundo que eles estejam, vão buscar comida italiana do café da manhã à janta.

Eu tinha acabado de chegar da Itália quando fui nesse tal restaurante na França. Já estava cheia de pizza e pasta e queria começar a jornada de comidas francesas, mas no menu só tinha pratos italianos. Bom, então fui de salada para variar (e para compensar também) e um limoncello, já que estava no clima.

No dia seguinte passei no mercado e refiz a salada em casa.

IMG_6022 rr

 

Ingredientes:
Mussarela de búfala (fresca) – 6 fatias grossas (aprox. 150g)
Tomate – 1 unidade ou 6 fatias
Abobrinha 1 unidade ou 6 fatias
Berinjela – 1 unidade ou 6 fatias
Rúcula
1/2 xícara de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de azeite
Uma pitada de sal
Vinho tinto (opcional)
Sal e pimenta preta a gosto.

Corte a berinjela em fatias finas ao comprimento. Coloque em um recipiente com água gelada e sal e deixe descansar por alguns minutos (para tirar o amargor).
Enquanto isso, corte também a abobrinha em fatias finas ao comprimento e doure os dois lados em uma frigideira antiaderente untada com azeite. Tempere com sal.
Dobre as fatias e reserve.
Faça o mesmo com as berinjelas (mas sem colocar sal).
Corte a mussarela em fatias grossas e o tomate em rodelas. Reserve.
Molho:
Faça a redução de vinagre balsâmico: aqueça uma panela em fogo baixo, coloque o vinagre, o açúcar, o azeite e uma pitada de sal (se quiser pode colocar um pouco de vinho também). Espere engrossar e despeje no prato que for servir a salada.
No meio de cada prato, distribua 3 fatias de berinjela grelhada e dobrada. Em cima de cada uma coloque uma fatia de mussarela, depois uma rodela de tomate e por último uma fatia de abobrinha grelhada e dobrada.

Cubra o prato com rúcula.
Tempere com sal e pimenta preta por cima.