cartão

Esse é um restaurante com comida francesa de verdade, daqueles frequentados mais por franceses do que por turistas.

Esse restaurante foi indicação de um amigo, fica na Rua Pascal em Paris. Não é uma entrada muito chamativa e o ambiente é bem aconchegante.

Visitei esse restaurante na minha primeira ida à Paris e foi um dos meus primeiros contatos com a verdadeira comida francesa. Minha mesa foi muito bem servida, mas, apensar de NÃO duvidar da excelência deles, tinhas um jornalista do New York Times fotografando nossos pratos (será que nosso pratos vieram impecáveis por isso? Hum). O senhor do NYT e outra pessoa do restaurante (que não sei se era o chef ou o que porque não entendi nada do francês dele) pediram com muita educação permissão para registrar o jantar e até ofereceu as fotos depois (mas que nunca chegaram na minha caixa de email). É claro que eu adorei a ideia e aproveitei para sacar o celular sem nenhum constrangimento.

entrada

 

De entrada eu pedi uma salada que por muitos anos eu falei que nunca comeria. Mas admito, comi foie gras. Foi uma salada verde com foie gras e magrets séchés. O magrets séchés é o peito de pato seco e o foie gras é o famoso fígado de ganso ou de pato, significa fígado gordo. Não quero entrar em detalhes de como é feito o foie gras, mas não é nada gentil com o pobre bichinho. É um clássico francês, mas até hoje me questiono se havia realmente necessidade de ter pedido foie gras. Meu passado vegetariano me assombra as vezes.

O prato principal foi Magret de pato (peito de pato) com molho de cassis. Minha primeira impressão foi de que essa história que francês come pouco é tudo balela, porque só a entrada do menu já era suficiente pra mim. Os pratos são pesados.

prato principal

Na frança, o tradicional menu é composto por 3 pratos: entrada, que é normalmente uma salada, prato principal, que é normalmente uma carne com vegetais, queijo e/ou sobremesa. Tudo acompanhado de pães e vinhos. Eu parei no prato principal, certamente não cabia mais nada. Mas a draga por doces do meu marido me permitiu ver (lê-se fotografar) e até dar uma beliscada em umas sobremesas.

sobremesa1

sobremesa2

 

La Forge
14 Rue Pascal, 75005 Paris, França
http://restaurant-la-forge-paris5.com/

IMG_20140719_231145