img_2003
Fiz de novo! São tantos ratatouilles na minha vida que já é a terceira vez que atualizo esse post com fotos novas. Se você também sofre desse mal de fotografar comida, vai me entender. É que essa receita fica linda! E também é tão simples e gostosa que faria toda semana (se é que já não faço…)

Quase descartei as fotos antigas de ratatouille aqui do blog (Apr 29, 2014) e fiz um novo post do zero com essa receita. Mas cada foto aqui tem um pedacinho de algum momento das nossas vidas, então preferir acumular mesmo. Tem ratatouille feito na casa da minha mãe no Rio de Janeiro, tem ratatouille de panela com baguetes de cereais na casa que moramos por uns meses em Saint Genis na França e esse último feito aqui no apê holandês. Quando eu olho esses pratos me dá uma nostalgia muito gostosa (além de fome). Então vocês vão ter que dar scroll nessas fotos todas mesmo até chegar na receita! Espero que elas te convençam de fazer também.

antigo1

Ratatouille na casa da senhora minha mãe

antigo4

Ainda o ratatouille na casa da minha mãe…

 

img_8994

…na casa da minha mãe.

 

img_1920

img_1942

img_1972

img_1990

Ratatouille de panela com baguetes de cereais na varanda da cozinha em Saint-Genis-Pouilly - FR

Ratatouille de panela com baguetes de cereais na varanda da cozinha em Saint-Genis-Pouilly – FR

Existem duas maneiras de fazer ratatouille (na verdade sempre existem milhares de maneiras de fazer qualquer receita), uma é na panela e a outra é assada. Eu gosto mais de assar o ratatouille porque acho mais bonito e porque também prefiro o gosto dos vegetais assados. Mas o de panela tem a vantagem de ser mais rápido. Para assar, talvez você prefira cortar as rodelas mais fininhas do que eu corto, e aí vai ficar que nem o prato do filme (não tem como falar ratatouille e não lembrar daquele ratinho cozinheiro). Eu tenho essa mania de pedaços grandes, mas sei que não é todo mundo que gosta assim. Quando é só pra gente aqui em casa, eu prefiro sentir cada generosa rodela.

Dessa última vez eu fiz o ratatouille bem sequinho e numa forma de fundo removível. Apesar de adorar o caldinho do ratatouille, achei assim ainda mais bonito pra servir direto na mesa.

Ratatouille de forno

By September 13, 2016

Prep Time : 15 minutes. Cook Time : 40 minutes Allergens : , , , , ,

Rating 5 stars - based on 1 review(s)

Ingredients

Instructions

Prepare um molho de tomates (refogue cebola e alho no azeite, misture uns tomates sem casca picados, sal e cozinhe bem) ou use um pronto natural.
Corte a berinjela, a abobrinha, os tomates e os pimentões em rodelas.
Deixe a berinjela de molho na água com sal por 30 minutos e depois descarte a água.
Espalhe o molho de tomates com um pouco de azeite no fundo de uma travessa.
Intercale na vertical as rodelas de berinjela, de abobrinha, de tomate e de pimentões sobre o molho na travessa. Faça isso até cobrir toda a travessa.
Espalhe as folhas de manjericão e de alecrim por cima, regue com azeite e tempere com sal e pimenta.
Tampe com papel alumínio e asse em forno médio por uns 30 minutos.
Depois retire o papel alumínio e deixe assando até secar um pouco.