IMG_9504

O Italiano da casa é o marido, então esse negócio de comer pizza numa segunda feira a noite não é muito minha rotina. Mas eu ando em ritmo de festa, numa afobação para registrar todas as receitas de família antes de voltar para Amsterdam. Lá eu não vou ter as comidinhas da mamá, então, se eu quiser iguais as dela, vou ter que fazer eu mesma.

IMG_9360 red

A receita de pizza é bem simples, já não é nenhuma novidade pra mim porque lá em casa fazíamos direto. Mas não só para pizzas, ela também serve para pães e empanadas espanholas.

Como uma boa receita mediterrânea, os ingredientes fazem a diferença. Primeiro, para a massa, escolha um fermento biológico fresco ou faça você mesmo seu fermento em casa. E também faça um bom molho de tomates caseiro. Eu gosto de usar o tomate italiano para isso, aquele mais compridinho e adocicado. Costumo comprar na feira.  O manjericão é da hortinha de varando. Acho que vale muito cuidar de um pé e sempre  ter essas folhinhas frescas “cheirando” a casa!

IMG_9371 red

Para começar a massa, misture o açúcar com o fermento e amasse bem com as costas de uma colher. Ele vai começar a derreter. Depois misture o sal, o azeite e a água morna. Bom, é assim que minha mãe faz então é assim que eu faço também. Vai ter quem ative o fermento de outra maneira.

Logo depois junte a farinha e misture com a mão até que a massa comece a desgrudar dos dedos. Coloque a farinha aos poucos e o quanto for necessário. Algumas farinhas são mais secas, por isso a medida nunca será exata. O ponto é esse da foto. Você vai sentir.

IMG_9411 red

Sove bem, molde uma bolinha e deixe descansar coberto por um pano úmido até dobrar de tamanho. Ela cresce melhor em ambiente úmido e quente, então se o clima estiver muito frio, aqueça um pouco o forno e deixe a massa alí (com o forno já desligado!).

IMG_9425 red

 

IMG_9428 red

 

IMG_9469 red

Depois abra a massa bem fininha com um rolo (ou uma garrafa de vinho! Uma garrafa já me salvou algumas vezes) e cubra os tabuleiros untados. Fizemos 3 pizzas com essa receita. As vezes rende 4 mais finas.

IMG_9477 red

Essa foi a minha escolha da noite: margherita! Eu não sei se é verdade, mas o italiano dono de uma pizzaria perto de casa me disse que a margherita é feita com tomate, mussarela e manjericão para representar as cores da Itália. Será? Ou foi coincidência?
IMG_9484 red

E Estrella Galicia, tradição espanhola, para acompanhar!

IMG_9495 red

 

Receita:

40g de fermento biológico fresco,
1 colher de sopa rasa de açúcar,
1 colher de sopa rasa de sal,
1/2 copo (125ml) de azeite de oliva extra virgem,
1 e 1/2 copo (375ml) de água morna,
Farinha até dar o ponto. De preferência tipo 00 (aproximadamente 800g),
Misture o açúcar com o fermento, amassando com uma colher, até virar uma pasta. Junte o sal, o azeite e a água morna. Misture bem.
Junte a farinha aos poucos e vá misturando com a mão. Coloque farinha até que a massa desgrude dos dedos. Sove bem.
Molde uma bola com a massa, coloque em uma vasilha e deixe descansar coberta com um pano úmido até dobrar de tamanho.
Divida a massa em 3 ou 4 bolas. Abra cada uma com um rolo em uma superfície lisa e enfarinhada.
Cubra os tabuleiros untados com a massa. Espalhe o molho e o recheio.
Leve para assar.