aussien bread

A primeira frustração foi descobrir que não se come o nosso pão australiano na Austrália (parece que criamos mais um “pão francês”). Bem que estava difícil achar uma receita “de família” desse pão, talvez porque seja realmente da rede Outback. E, apesar de todo mundo na internet “ter” a receita “original”, parece que a original de verdade leva corante para ficar bem escurinha (segunda frustração). Bom, eu não me interessei em ir a fundo nessas informações e perguntar para o Outback os ingredientes do pão deles e se era a vó do dono da rede que inventou a receita em um verão na Austrália (vai que tem um motivo). Talvez eu faça isso um dia e atualize o post aqui.

Mas o importante é que o pão é uma delícia e o Outback acertou na escolha do couvert. Não foi a primeira vez que tive o desejo súbito de pão “australiano” e corri para fazer essa belezinha para comer com café.

Bom, eu simplesmente amo pães! Principalmente esses mais rústicos que além de serem ótimos para bruschettas, são lindos. Pães me conquistam por tudo: cheiro, gosto e aparência. É reconfortante comer um pão quentinho e fazer a massa é uma terapia.

pão australiano

E terapia tem caído bem… Mês que vem estou de mudança de novo para a Holanda e sempre fico ansiosa com essas coisas. Então vamos sovar para abstrair a correria e relaxar. Sova, sova e quanto mais sova melhor o pão fica e mais leve a mente. Derrepente só penso em pão. Aquele sentimento de orgulho pela massa que está ficando linda e que provavelmente ficará deliciosa também faz bem para a alma.

Aí é a hora de deixar o filho crescer. E entre uma olhada e outra para admirar o quão fofinho e grandes estão ficando, eu penso no acompanhamento. Na verdade nem precisei pensar muito, o pão do Outback lembra manteiguinha aerada. E para aerar a manteiga é só bater na batedeira (ou um mixer) com água gelada.

manteiga aerada

Fiz esse pão na madrugada do final de semana para o café da manhã. Eu estou passando uns dias na casa da minha mãe e parece que o povo aqui também não dorme a noite. Aconteceu que o café da manhã virou café da madrugada. O pão quentinho e a cozinha cheirando estavam convidativos. Fiz uma mantequilla (como diria a mamá) aerada e um café preto.

Apesar de ultimamente estar assim, trocando o dia pela noite, certamente esse não é o meu normal. Eu funciono muito melhor acordando com o sol, sou uma cotovia. Já Maurício é uma coruja. As vezes a gente se encontra na mesa do café da manhã, eu acordando e ele indo dormir. Bom, mas acho que mês que vem, com a ida para a Holanda, o fuso horário estará a meu favor.

pãoaustraliano

pão com manteiga

Algumas pessoas usam farinha de centeio e malte na receita. Já fiz outra versão mas acho que essa está simples e muito boa, não justifica complicar. A única diferença relevante que senti foi quanto ao mel vs. melado. Eu prefiro mel.

Pão australiano (Aussie bread)

By May 17, 2016

Allergens : , ,

Ingredients

Instructions

Primeiro ative o fermento fazendo a "esponja":
Amasse o fermento com a parte de trás de uma colher misturando com uma colher de sopa de açúcar mascavo. Quando o fermento estiver bem pastoso (quase líquido), junte 100ml de água morna e 4 colheres de sopa de farinha (branca). Misture bem e deixe descansando por 30 minutos coberto com um pano.

A parte, misture a farinha de trigo branca, farinha de trigo integral, o cacau em pó, o açúcar mascavo e o sal. Abra espaço no meio dessa mistura e despeje a esponja (fermento ativado).

Incorpore os ingredientes misturando delicadamente de dentro para fora.

Junte o melado, a manteiga em temperatura ambiente e a água morna aos poucos. Sove bem e conforme for necessário coloque mais água. Continue sovando e deixe descansar por 45 minutos a 1 hora em um lugar quente e coberto por um pano. Aqueça o forno se necessário.

Polvilhe trigo em uma superfície lisa e limpa e sove mais a massa. Divida a massa em 3 partes iguais para moldar os pães.

Unte um tabuleiros e enfarinhe com farinha de milho.

Molhe os pães com água por fora e passe na farinha de milho. Coloque no tabuleiro e deixe descansar por mais 45 minutos a uma hora.

Asse por 40 minutos em aproximadamente 250 graus.

Para a manteiga:
Bata na batedeira (ou com um mixer) a manteiga e acrescente aos poucos água gelada.
Se quiser, crescente também temperos secos a gosto (como ervas).