3

Cheiro de pão quentinho na cozinha! Devo confessar que sou apaixonada por pães e aqui na França é pão por toda parte o tempo todo. Deixa tudo mais gostoso e mais bonito.

E cheiro de pão assando é nostálgico. Lembra lanche da tarde, café fresquinho e casa de mãe. Minhã mãe fazia cada massa! Doce, salgada, recheada, de todo tipo! A mesa do lanche parecia que era festa da padaria.

Minha mãe imigrou da Espanhã para o Brasil. Eu nasci brasileira e cresci a base de bocadillo com jamom e empanadas. Fui uma criança feliz!

Essa cultura do pão é muito forte na Europa (a primeira escola de padeiros foi em Roma!). E aqui na França é só colocar o pé fora de casa que uma baguette imediatamente surge na sua frente sendo carregada nos braços de alguém ou numa cestinha de bicicleta.

5
4

Os pães rústicos também são bem comuns aqui e estão sempre embelezando as prateleiras de qualquer mercado, padarias e feiras.

O pain de campagne é um deles. É um pão típico francês e tradicionalmente é feito com uma mistura de farinha branca e integral ou de trigo sarraceno.
Nessa receita eu usei a farinha de trigo semi integral T110 como a farinha principal e a farinha de trigo sarraceno. A receita também fica boa (até melhor), usando a farinha branca como principal.

Esse pão eu fiz para acompanhar o queijo cambembert assado com mel e nozes do último post: rivelloskitchen.com/camembert-assado

1
2

Pain de campagne. O pão rústico francês.

By May 30, 2015

Ingredients

Instructions

Misture uma xícara de farinha de trigo com o açúcar e o fermento. Separe 1 xícara de água morna e adicione aos poucos mexendo com uma colher de pau até que forme uma pasta. Reserve o resto da água e deixe essa massa descansando por 15 a 20 minutos.
Junte o resto da água e o resto da farinha. Coloque aos poucos e misture com as mãos até que a massa esteja homogênea e desgrudando da mão (não deixe muito seca).
A quantidade de água depende da farinha usada.
Enfarinhe uma superfície e sove bem a massa por 15 minutos.
Molde uma bola, coloque dentro de uma vasilha e cubra com um pano úmido. Deixe descansar em um lugar quente por 1h (aqueça o forno um pouco se necessário) ou até que dobre de tamanho.
A umidade do ar e a temperatura faz diferença.
Depois molde o pão, enfarinhe a superfície, coloque em um tabuleiro untado e faça os cortes por cima. Deixe descansar por mais 1h e leve para assar em forno alto pré aquecido por aprox 30 min.
Coloque um recipiente com água na parte de baixo do forno enquanto assa para deixar o meio mais úmido.