IMG_0338 ed rk

Soa bem estranho pra mim dizer “paella vegetariana”. Como se eu estivesse contrariando uma tradição de família. Mas a verdade é que eu nunca fui muito chegada a preparar frutos do mar, o que torna tudo muito mais fácil para aceitar essa versão de paella com shimeji.  E o melhor, a espanhola matriarca da família, mi madre, também aprovou! E olha que ela não é de fazer essas coisas só para agradar, ainda mais quando envolve suas receitas. 

IMG_0273ed

Tempero para paella é o que não falta na casa da minha mãe, ela tem uma coleção de envelopinhos de açafrão, e açafrão de verdade! Aí na foto tem alguns temperos que contém açafrão e ele puro moído. Até pouco tempo ela tinha também ele inteiro, mas demorei muito e quando fui pegar uns pra mim já tinham acabado. Usar o açafrão de verdade faz toda a diferença na paella. No Brasil eles costumam vender cúrcuma como açafrão da terra, mas não é! Você percebe logo pelo preço. Bom, mas meu açafrão saiu de graça, catei meus envelopinhos de açafrão moído na casa da espanhola mãe.

Já fazia tempo que eu queria fazer uma paella aqui para o blog, mas eu estava enrolando porque teria que comprar frutos do mar frescos e eu não gosto nada dessa parte. Fiquei pensando numa versão sem eles e então tive a ideia dos cogumelos. Eles são carnudinhos e ótimos substitutos para carnes em algumas receitas. Então fui ao mercado e comprei shimeji seco. Poderia ser cogumelos Portobello também, mas fui com a cara do shimeji na hora e quis aproveitar o caldo da hidratação no lugar do caldo de camarão (ou frango). Você pode usar um mix de cogumelos ou apenas um único tipo que preferir. Se não for um cogumelo seco (o que ainda rende um caldo depois de hidratado), pode fazer um caldo de legumes caseiro para sua paella veggie.

IMG_0289 ed rk

Mas os cogumelos não foram a única adaptação da minha receita, também usei arroz integral. Isso é quase um crime na família. O ideal é usar arroz arbóreo. Minha avó me deserdaria… Eu vivi perigosamente nesse dia, a chance da minha paella sair um arroz com legumes estava aumentando. Mas deu tudo certo e até melhor do que eu esperava.

IMG_0299 ed rk

Tirando o arroz, a base da receita foi igual a paella tradicional. Mas na etapa final, onde se coloca os frutos do mar por cima (e abafa até que fiquem cozidos), coloquei os cogumelos e as vagens grelhadas (e também milho). O pimentão assado por cima já é clássico e tem em quase toda paella de revista.

IMG_0319 rk

IMG_0360 ed rk
IMG_0334 rk

Cada família espanhola tem uma receita diferente de paella e acho que essa vai ser a da minha. Teve aprovação de mãe e senti o cheirinho nostálgico da minha avó na cozinha. :)

Paella vegetariana

By February 23, 2016

Instructions

Esquente aproximadamente 1/2 litro de água e hidrate o shimeji por 30 minutos.

Enquanto isso, pique a cebola e o alho em pedaços bem pequenos (eu passei no processador de alimentos, mas não é necessário). Corte os tomates e 1 pimentão vermelho grande em cubos. Corte o outro pimentão vermelho em tiras.

Em uma panela para paella ou frigideira grande, aqueça uma generosa porção de azeite (a gosto) e refogue a cebola com o alho até começar a dourar. Misture o pimentão em cubos e refogue. Depois o tomate. Mexa bem e deixe cozinhar até o tomate começar a desmanchar.

Retire o shimeji da água e reserve. Despeje um pouco da água do shimeji na panela e mexa mais um pouco. Tempere com 1/2 colher de sopa de sal, páprica e açafrão moído. Fique mexendo por um minuto (se estiver muito seco coloque mais um pouco da água do shimeji).

Despeje o arroz. Refogue um pouco e despeje 1/2 copo de vinho branco seco. Continue mexendo até o vinho secar. Despeje o resto da água do shimeji e deixe cozinhando em fogo baixo.

A parte, ferva um pouco de água em uma chaleira e adicione aos poucos no arroz até que fique cozido.

Enquanto o arroz cozinha, asse ou doure numa frigideira as tiras de pimentões e umas vagens. Tempere com sal e pimenta preta. Reserve. Numa frigideira, aqueça um pouco de azeite e refogue rapidamente o shimeji já hidratado. Tempere com sal e pimenta preta. Reserve.

Quando o arroz estiver quase completamente cozido, misture o milho, a ervilha e o shimeji por cima.

Por último, quando o arroz estiver cozido, coloque as tiras de pimentão e as vagens por cima.