IMG_0353 rk

Meu marido ama molhos de queijos e aqui em casa ele sempre me convence a fazer. Mas, a pesar da gente comer molhos a base de queijo quase toda semana, a verdade é que eu não tinha uma receita específica. A gente sempre inventa uma nova versão na hora da fome, junta o que dá vontade e o que estava com uma cara boa no mercado. A única regra é a de usar queijos bons.

Pra mim todo queijo era para ser um queijo bom, mas é incrível a nossa capacidade de processar tudo quanto é alimento, de atropelar etapas de fabricação, adicionar um monte de ingredientes dispensáveis e continuarem chamando de comida um produto comestível. Isso nunca vai substituir um bom queijo e você sabe disso quando começa a comer queijos de verdade. Talvez isso que eu esteja dizendo não faça o menor sentido para um francês, eles não chamam de queijo um preparado cremoso a base de amido com aroma de cheddar.

E a vantagem de usar um queijo bom é que não precisa de muito esforço e nem de muita quantidade para ficar gosto. E é claro, se alimentar de comida de verdade também é uma estratégia conservadora e muito sábia para cuidar da saúde.

Então, como semana passada foi a semana do meu aniversário e eu fiz uma farra de queijos em casa, aproveitei para testar alguns molhos quatro queijos para postar aqui uma receita de spaghetti ai quattro formaggi!

IMG_0368 rk

Essa semana eu testei alguns pratos em casa e também saí para experimentar outros. Visitei um restaurante árabe perto de casa e um italiano que também estava muito curiosa para conhecer. O árabe estava ótimo, mesmo não conhecendo muito da comida árabe feita lá para comparar (já Maurício teve algumas críticas negativas). Mas o italiano… Eu desisto de restaurantes italianos assim como já desisti de sorveterias italianas aqui. Sorvete de morango sem morangos e com gosto de chiclete não tem nada de italiano. Resumindo minha experiência no restaurante italiano foi um jantar em um ambiente aconchegante, rústico, com luz baixa, lareira e almofadinhas coloridas nas cadeira. Mas a música era quase as mesmas que tocam na minha academia, minha salada (que mais parecia um pé de alface puro) tinha larvinhas e mosquitinhos. O grelhado não tinha gosto nem sal. A salada não tinha molho e nem azeite na mesa. Devolvi meu prato já pela metade de maneira muito simpática. O dono do lugar disse “e olha que a gente lava”, virou, levou me prato embora e eu fiquei lá esperando ele voltar com pelos menos algumas palavras agradáveis (ou quem sabe um tiramisú de sobremesa, seria um ótimo pedido de desculpas).

Eu pretendia voltar para experimentar a sequência de massas deles, mas preferi fazer eu mesma uma pasta em casa.

IMG_0374 rk

Uma frustração que tive e já contei aqui no blog foi com uns queijos gorgonzolas que achei aqui no Brasil. Assim que chegamos no ano passado, fui fazer um risotto de gorgonzola para os meus sogros e o queijo, o principal ingredientes e a estrela do prato, tinha gosto de queijo minas fresco. Ok, enchi o risotto de parmesão e nozes para compensar. Mas refiz com um outro gorgonzola, que no final das contas, era igual.

Bom, mas para essa pasta eu fui em uma loja que me permitia experimentar os queijos e pude escolher o meu gorgonzola com gosto, cheiro e aparência de gorgonzola de verdade. Eu sugiro que faça o mesmo porque um bom gorgonzola dá vida aos pratos. O gosto tem que ser forte e a cor deve ser clara (exceto a parte verde). E quando for usar, tire da geladeira umas 6h antes.

Os outros queijos do molho quatro queijos devem ser queijos suaves e que derretam fácil. Experimente queijos suíços e holandeses, como emmental, gruyère, maasdam, gouda, leerdammer ou o taleggio que é um queijo italiano de pasta mole.

Nessa receita usei emmental, gruyère, gorgonzola e parmesão.

IMG_0258 rk

Fiz um molho cremoso com vinho branco. Você também pode fazer um molho a base de manteiga e deixar os pedacinhos de queijos derretidos mas sem formar uma pasta homogênea. Eu também gosto bastante. Se faz apenas derretendo a manteiga e acrescentando os queijos picados. Cozinha em fogo baixo até começar a derreter e depois mistura a pasta. Mais um pouco de manteiga derretida por cima e finaliza com lascas de parmesão e pimenta moída na hora. Fica muito gostoso mas o meu preferido ainda é o molho com vinho branco.

Outra sugestão, é refogar ou grelhar vegetais para comer com o molho de queijos. Eu frequentemente faço isso com abobrinha.
IMG_0270 rk

Molho quatro queijos

By March 6, 2016

Para duas pessoas

Ingredients

Instructions

Ferva 2 litros de água com aproximadamente 20g de sal grosso. Junte a massa e cozinhe até ficar al dente.

Retire o queijo gorgonzola umas 5h-6h antes de começar a receita.
Pique o queijo emmental, gruyère e gorgonzola em pedaços pequenos.
Coloque o vinho para cozinhar em fogo baixo até reduzir o volume pela metade.
Acrescente o emmental e o gruyère. Mexa sempre e em fogo baixo até que derretam. Também pode fazer isso em banho maria caso o seu fogão não fique com o fogo bem baixinho.
Junte o gorgonzola e continue mexendo.
Por último misture o creme de leite.
Tempere com sal (pouco se achar necessário), pimenta branca e noz moscada.

Escorra a massa e misture com o molho.
Rale o queijo parmesão por cima do prato na hora de servir.