IMG_0020 rk

Manteiga de amendoim é o meu fraco. Hm… Ou forte?! Afinal, eu sempre faço eu mesma a minha em casa e é a minha preferida. O trabalho que dá para fazer a manteiga caseira vai do seu grau de exigência pessoal. Quanto mais paciência para tirar a pele e para bater bem no processador, melhor. E vale muito a pena cada minuto de dedicação por essa maravilha cremosa numa versão ainda mais saudável.

Eu não sou muito fã de doces açucarados, então faço a minha purinha, só com uma pitada de sal e as vezes um pouco de óleo de coco para deixa-la mais cremosa. Para o Maurício eu adoço no prato com um pouco de mel, e pra mim com uma banana, porque não há combinação melhor no mundo do que banana com manteiga de amendoim! Eu me dou conta de quanto tempo convivo com o Maurício por coisas como essas, foi com ele que comi pela primeira vez banana com manteiga de amendoim e parece que é a minha combinação preferida desde sempre. 

IMG_0056 rk

Pão torrado com a manteiga de amendoim, banana e xarope de maple.

Descobri esses dias que como o filho, meus sogros também gostam muito de manteiga de amendoim. Eles trouxeram do Canada um potão de manteiga de amendoim que adoraram porque não era muito doce. Realmente era uma delícia e dava para sentir a pitadinha de sal, mas eu ainda sentia açúcar alí também. Assim que acabamos com o pote em um lanche a tarde, eu disse que faria mais. Então fiz essa, uma versão pura e outra pouco adoçada para eles.

Eu não conheço muitas marcas de manteiga de amendoim porque gosto de fazer a minha em casa, assim eu garanto que seja realmente só amendoim e as vezes um pouquinho de óleo de coco para deixa-la mais cremosa. Uma pitadinha de sal e pronto, perfeito! Nada mais é necessário.

Comprava manteiga de amendoim no mercado só nos meses que morava na Europa. Lá eu não tinha um processador de alimentos em casa, apenas um mixer (e não recomendo se aventurar a fazer manteiga de amendoim ou castanhas com um mixer. E nem com liquidificador sem aceitar o risco de queima-lo). Bom, lá eu encontrava algumas marcas bem legais de manteigas realmente puras e a preços justos. Aqui no Brasil eu não sei como andam as manteigas de mercado porque voltei a fazer em casa.

A parte mais trabalhosa de fazer a manteiga em casa é tirar a pele do amendoim depois de torrado. Não é difícil, mas pode dar um pouquinho de trabalho. A maneira mais eficiente que encontrei para fazer isso é esfregando os grãos com as mãos ou com uma toalha por cima e por baixo e depois jogar as cascas longe com o vento de um ventilados ou secador de cabelos. Sim, faz uma baita sujeira! Mas se você tiver crianças em casa, aposto que vão adorar! E se for no quintal, melhor ainda. Mas também pode ser uma terapia separar na mão com todo cuidado do mundo sem jogar casquinhas por toda parte.

Dessa vez eu fui para a varanda a noite e descasquei 1kg de amendoim na frente do ventilador. Maurício me ajudou e foi bem rapidinho e divertido perceber que eu enchi de casquinhas a varanda do vizinho de baixo sem querer… Ops!

IMG_9998 ed rk

Dizem que manteiga de amendoim tem uma boa validade, mas eu nunca consegui testar isso. Normalmente faço 500g e Maurício e eu damos conta dela bem rapidinho. Talvez agora com 1kg de manteiga a gente consiga descobrir se realmente a versão caseira também dura bem. Mesmo assim eu divido a manteiga em potinhos de vidro esterilizados. Abro um de cada vez e mantenho todos na geladeira. Isso ajuda a conservar.

E vidrinhos de geleia são muito bons para isso. Na verdade, todos aqueles vidrinhos de mercado são muito bem reaproveitados na cozinha, muito melhor do que potinhos de plástico. Enquanto faz sua manteiga, coloque os potinhos em uma panela grande, cubra com água e deixe fervendo por uns 10 minutos. Depois tire com um pegador e deixe secar naturalmente. Divida a manteiga nos potinhos esterilizados, feche bem e guarde na geladeira.

IMG_0009 ed rk

Aqui no blog tem algumas dicas para você usar a sua manteiga (além de comer de colher, é claro):

Sanduíche de banana: http://rivelloskitchen.com/sanduiche-de-amendoim-e-banana/
Granola de amendoim e banana: http://rivelloskitchen.com/granola-de-manteiga-de-amendoim-e-banana/
Molho tailandês de amendoim: http://rivelloskitchen.com/thai-kebab-tofu/

IMG_0031 rk

IMG_0035 rk

IMG_0051 rk

 

 

 

Manteiga de amendoim

By February 27, 2016

Ingredients

Instructions

Torre o amendoim até que comece a soltar a pele, por volta de uns 10 - 15 minutos. De vez enquando abra o forno para verificar e mexa com uma colher de pau para o amendoim torrar mais uniformemente.  Não  torre muito, apenas o suficiente para ficar com cheirinho de amendoim torrado e soltar a pele. Cuidado para não queima-lo.

Deixe esfriar e retire a pele do amendoim. Faça isso friccionando com as mãos ou entre panos. Issa vai fazer a pele soltar, depois separe o amendoim descascado manualmente ou use um ventilador ou secador de cabelo para tirar as peles soltas (sim, isso faz voar casquinha para todo lado).

Despeje o amendoim torrado e sem pele no processador de alimentos e bata até que fique uma pasta lisa e homogênea. Acrescente um pouco (e aos poucos) de óleo de coco quando já estiver com textura de manteiga, apenas para ajudar a deixar a pasta mais lisa (aproximadamente uma colher de chá para 500g de amendoim). Se colocar açúcar na sua manteiga, provavelmente precisará de mais um pouco de óleo. Por fim coloque uma pitada de sal.

Para não forçar muito seu processador, desligue-o as vezes e misture de baixo para cima com uma colher. Volte a processar até que fique uma pasta homogênea. Não recomendo que use liquidificador comum para fazer manteiga de amendoim em casa porque o risco de queima-lo é grande.