img_5075-ed

Ano Novo e blog antigo! Viva! Começar o ano com um post aqui no Cozinha Primal me deixa muito feliz! Esse blog tem muita história. Ele ficou fora do ar uns meses, mas agora tive tempo e consegui recuperar os posts antigos! Uhul! Só o endereço que agora é .com.br, espero que vocês não se importem com a confusão.

E nesse tempo que eu fiquei longe do Cozinha Primal eu testei muita coisa: dietas, gordices, descobri intolerâncias, fiquei “fitness” e reconsiderei muitas informações sobre nutrição. Então tenho muito o que tagarelar e muitas receitas para postar, começando por esses molhos que fiz pro salmão da ceia de Ano Novo, um de cogumelos e outro de ervas e limão.

O molho de manteiguinha com cogumelos foi sugestão da minha sogra e eu me empolguei. Então fiz uma ghee em casa pra isso e aproveitei e fiz outra manteiga aromatizada com ervas e limão para o salmão. A virada do ano foi na casa dela e eu fiquei responsável por organizar algumas coisas (entre elas a salada e a sobremesa que vou postar aqui logo logo também).

Ghee é uma manteiga clarificada indiana. Não é difícil achar vendendo, mas também é muito fácil de fazer em casa, é só aquecer a manteiga em banho maria (ou em fogo bem baixinho) e tirar as espuminhas que sobem.

ghee

img_5101-ed

img_5070-ed

Manteiga ghee (manteiga clarificada). E molho de cogumelos e de ervas e limão

By January 1, 2017

Instructions

Aqueça a manteiga em banho maria até derreter tudo e formar uma espuma branca por cima. Retire essa espuma com uma escumadeira. Continue aquecendo até parar de formar essa espuma. Retire o máximo que conseguir com a escumadeira e coe o resto para um pote de vidro.

Para o molho de cogumelos:
Refogue o alho picadinho com um pouco de ghee. Junte os cogumelos e refogue mais um pouco. Junte o resto da manteiga, misture bem em fogo bem baixo. Desligue o fogo e tempere com sal e noz moscada.

Para o molho de ervas e limão.
Aqueça em banho maria ou em fogo bem maixo a manteiga ghee e junte as ervas e raspinhas de um limão. Desligue o fogo e acerte o sal a gosto.

No dia seguinte o molho fica ainda mais gostoso ;)