img_3113

Não sei o que me deu mas voltei com tudo pra dieta e pra academia. Desde quando cheguei aqui em Amsterdam eu me dei umas férias disso também, mas já estava sentindo falta da antiga rotina de treino e dieta.

Seguir uma dieta é bom! Estranhamente bom, de verdade! Parece um castigo visto de fora mas depois que a gente acerta no que melhor funciona pra gente fica bem fácil. Eu sou de fases, fico trocando de dieta toda hora, mas o mais importante pra mim é me sentir me alimetando de maneira saudável, sem excessos de nada e com o mínimo de industrializados possíveis. Acho que por isso também não chego a engordar muito mesmo nas minhas fases mais “livres”.

Pois bem, hoje eu estou numa fase meio Low carb. Mas não considero uma low carb tão high fat (lchf) como a maioria das pessoas que seguem uma dieta de baixo carboidratos fazem, apenas diminuí bem os carboidratos nessa primeira fase. Já fiz LCHF e gostei bastante, mas não é o caso agora. De qualquer maneira, recomendo um nutricionista!

Então, com a minha fase low carb vem também a fase dos ovos. Cara, como eu amo ovos! Frito, cozido, quente, poche… Carrego na marmita, como no café da manhâ, no lanche e onde eu estiver. Falando assim parece que eu vivo de ovos, né? Mas não, estou tentando variar bem as fontes de proteínas, só que ovos são tão práticos e gostosos que penso neles o tempo todo. E por isso “fritadas assadas” são de praxe aqui em casa. É praticamente juntar o que tiver de vegetais e carnes na geladeira com os ovos e voilà! Rapidinho tem uma refeição proteica, low carb, gostosa, prática e saudável. Aqui eu também faço questão de usar ovos de galinhas criadas soltas. Não é em todo lugar que tem, mas vale a pena ir atrás.

img_3101

Dessa vez a fritada foi de carne de porco moída e cenoura (carne moída com cenoura me lembra infância. Acho que os pais gostam de tentar esconder os vegetais picadinhos na carne moída). Já fiz com outras carnes, com brócolis e prosciutto, só com abobrinha e curry, e com outras delicinhas que sempre acabam sobrando do dia anterior e sempre fica muito bom.

Essa da foto de cima rendeu 4 porções com:
226 kcal
2.3g de carboidratos (sendo 0,5 de fibras)
14.9g de gordura (se sua dieta for de baixa gordura, tente usar uma carne mais magra)
19.9g de proteína

Cada um dentro da sua dieta pode mudar pra mais carboidratos ou menos gorduras com facilidade trocando os vegetais e as carnes.

Receita:

300g de carne moída (usei carne de porco moída),
3 ovos
Uma cenoura grande ralada ou cortada com descascador de legumes.
Canela ou páprica (não é uma substituição, são variações mesmo),
Pimenta preta,
Sal
Salsinha
Cebolinha

Misture tudo e leve para assar em uma forma antiaderente 22cm x 22cm a 230° até que fique dourado por cima.

img_7605-ed

Uma outra opção é refogar a carne com temperos em uma frigideira, juntar a cenoura e por último os ovos batidos. Abaixar o fogo e abafar com uma tampa. Depois terminar de cozinhar no forno até dourar por cima. Nesse caso a frigideira tem que ter um cabo que possa ir ao forno. Aí fica que nem a da foto aqui de cima.

E essa foi feita assim:

Ovos – 5 unidades,
Carne moída (já refogada ou não) – 1 copo,
Cenoura ralada – 1 copo,
Leite de coco – 2 colheres de sopa,
Manteiga (ghee, óleo de coco ou azeite) – 1 colher de chá,
Páprica picante – 1 colher de chá ou a gosto,
Sal – a gosto