BLOG pos1t rk

Whole30 dia 21. Hoje o whole30 foi um tanto diferente aqui…

Bom, está tendo mudanças no meu Whole30. Vou começar a fazer os dez dias (ou mais) de reintrodução gradual do cronograma. Na verdade não vai mudar muita coisa.

Funciona assim: o whole sugere um cronograma de reintrodução de leguminosas, cereais sem glúten, laticínios e glúten. Um dia para cada item dentro das mesmas regrinhas do whole30 e intercalados com dois dias de whole30 normal. Não é nada animador, não vai ter nenhuma barrinha de chocolate e vinho.

Essa é uma etapa opcional do programa, mas a que mais me interessa. Normalmente se faz no final dos 30 dias (o que daria um total de 40 dias de programa). Mas eu comecei agora depois de 20 dias e provavelmente o total vai durar mais do que 30 dias (porque vou fazer a reintrodução da soja e do amendoim separado das demais leguminosas).

Veja, meu objetivo com o whole não é perder peso. Pra isso não precisa a etapa de reintrodução. Tem pessoas que emendam 2 whole30 (cruz credo!). Mas acho que vale a pena porque minhas roupas já estão bem mais frouxinhas em 20 dias (provavelmente retenção de líquidos também). O whole30 realmente dá resultado, mas a gente também paga o preço.

Bom, acho que dizer que “mais de 30 dias eu não faço nem a pau”, já seria uma explicação suficiente. Mas esperar mais dez dias para começar a reintrodução envolveria mudar minhas atividades aqui na Europa nas minhas últimas semanas antes de viajar para o Brasil.

Brincadeiras e reclamações a parte, eu voltaria para o programa de novo no futuro (e provavelmente depois das festas de final de ano também :p )

E já que eu toquei no assunto, vou explicar porque estou fazendo o Whole30.

Para quem não conhece minha história, eu fui vegetariana por quase dez anos. Eu não sou a pessoa mais fã de carnes e eu realmente gosto de soja. Mas algumas coisas na minha saúde começaram a desandar e provavelmente estão relacionadas a intolerâncias alimentares.

Há dois anos eu testei a dieta páleo e senti muita coisa melhorando. Minhas crises de enxaqueca (com direito a náuseas e vontade de bater a cabeça na parede), meu ciclo menstrual que estava ficando inexistente, anemia, acne e etc. Atenção: Isso não é algo comum de acontecer com todos os vegetarianos! Mas pode acontecer com algumas pessoas com intolerâncias. Eu fiz acompanhamento com nutricionista, tomava suplementação de ferro, tomava remédio para digestão, fiz dois tratamentos com Roacutam (pra acne), tomei alguns anticoncepcionais para regular o ciclo e vire e mexe parava no médico por alguns outros probleminhas. Minha alimentação não era ruim, eu não tinha peso para perder e não tinha nada muito óbvio que precisasse ser mudado.

Mas seis meses depois de casada meu marido sugeriu que mudássemos a alimentação. Pois bem, tirando a fase de adaptação (porque eu era a pessoa mais fresca do mundo para encostar em carnes e em ovos) eu tive uma boa melhora.

Mas, mesmo na dieta páleo, algumas coisas tem voltado. Nem tudo está ligado a minha alimentação. Enxaqueca, por exemplo, tem mil desencadeadores de crises e a dieta é uma delas.

Recentemente passei um mês na Itália e abri bastantes exceções na dieta. Foi a gota d’Água. Voltei para a França, me despedi dos queijos e comecei o Whole30 na intenção de descobrir quais dos alimentos que eu excluo na páleo eu não posso abrir exceção.

Quanto a enxaqueca, eu vinha de uma crise de um mês e no quarto dia da dieta já não sentia mais nada. Minha pele também melhorou muito. Mas passei mal com algumas outras coisas que comi e tive um pouco de dor de cabeça na tpm.

Mas vamos lá, hoje eu comecei a fase da reintrodução das leguminosas pela soja e até agora está tudo ok! Todas as refeições foram que nem o whole30 normal com adição de uma pequena porção de soja orgânica e natural (sumo de manhã, grãos torrados a tarde e missoshiro a noite). Amanhã é whole30 padrão.

Depois das reintroduções eu volto com mais novidades :)

E tá aí a receita Whole30 de hoje:

BLOG post rk

Frango assado e recheado com prosciutto

By July 18, 2015

Instructions

Pré aqueça o forno em temperatura alta.
Coloque os escalopes em uma superfície e tempere a parte virada para cima com pimenta, sal e páprica.
Cubra com prosciutto e enrole.
Tempere com sal e bastante páprica a parte de fora (deixe bem vermelho, mas cuidado se estiver usando a páprica picante).
Prenda as bordas com palitos de dente.
Regue uma travessa com azeite e distribua os escalopes enrolados.
Regue com azeite (espalhe bem com os dedos) e tempere com mais páprica e orégano.
Cubra com papel alumínio.
Abaixe a temperatura do forno para média e coloque o frango para assar por 30 minutos.
Retire o papel alumínio e deixe por mais alguns minutos até dourar.