IMG_8468 rk
Aha! Finalmente apareci! E com novidades e receita nova! Esse fondue agrada a todos, não tem lactose e é vegano. Também funciona muito bem em gratinados.

E a novidade é que o blog mudou de nome! O antigo nome estava confundindo muita gente que chegava aqui esperando ver apenas receitas sem glúten ou low carb. Mas agora as receitas estão separadas por categorias no menu aqui de cima.

Pra vocês não muda muita coisa, mas agora eu me sinto mais a vontade com o novo nome. Só a página no facebook e o endereço do blog que mudaram (mas o antigo endereço está redirecionando para esse).

E agora que o “problema” está resolvido, vamos voltar ao que interessa: comida! Eu estou devendo muitas receitas!

Minha última postagem no blog foi ainda da França, mas agora já estou no Brasil novamente! E ficarei aqui por alguns meses! Viva! Aproveitei para acertar uma nova dieta pra mim com a nutricionista. Viver lá na Europa tem mostrado que eu não tolero bem alguns laticínios. Mas nada foi excluído definitivamente da minha dieta ainda e até fondue vegano teve aqui, não dá para reclamar.

E falando sobre fondue, esse aqui está aprovado! Comi, marido comeu, repetimos e ainda virou recheio de uma outra receita no dia seguinte. A receita é do livro Queijos Veganos da Editora Alaúde. O livro tem a versão vegetal de 25 tipos diferentes de queijos e ensina várias técnicas com diferentes ingredientes.  A autora é a Marie Laforêt. Ela é francesa e franceses entendem desse assunto!

O meu ficou um pouquinho mais grosso do que deveria porque em vez de usar o processador de alimentos para misturar todos os ingredientes, como o livro sugere, eu usei o muque mesmo! Mas eu recomendo usar pelo menos o liquidificador para deixar bem lisinho como é a textura do fondue convencional.

E esse é o livro, caso alguém tenha interesse: http://rivelloskitchen.com/queijos-veganos/

queijos veganos rk

A receita é feita com leite de soja. Eu sei que tem muita gente que não consome soja nem derivados, mas eu ainda não testei essa receita com outro leite vegetal. A autora do livro explica que algumas receitas precisam ser com o leite de soja para darem certo, então deixei para testar com outro leite numa próxima vez. O leite de soja que usei foi orgânico e natural. A recomendação da minha nutri é para evitar alimentos a base de soja se não forem orgânicos, então assim tenho feito. Quem não come laticínios sabe que é difícil fugir desse grãozinho as vezes. Eu tento variar, não consumo muita soja mas também não corro das versões orgânicas dela. Aliais, eu adoro um misso artesanal.

 

 

Fondue vegano com vinho branco. Livro Queijos Veganos.

By August 26, 2015

Receita do livro Queijos Veganos da Editora Alaúde. Autora: Marie Laforêt.

Ingredients

Instructions

*Não utilize óleo de coco nessa receita. Fiz com azeite extra virgem, que apesar de não ser um óleo neutro, não é refinado.

Bata todos os ingredientes no processador.

Em seguida, transfira a mistura para uma panela média e cozinhe em fogo alto por 5 minutos, mexendo sem parar. Ela vai ficar mais espessa e cremosa, e parte do álcool vai evaporar no cozimento.

Sirva o queijo imediatamente, de preferência em uma panela para fondue preaquecida.

Acompanhe com pão (integral, sem glúten ou que preferir), frios veganos, batatas ou outros vegetais.