IMG_0245 rk

Quem escreve aqui nesse blog sou eu, mas é uma pena que o Maurício não esteja com tempo livre para fazer um post contando com todos os detalhes a viagem para Israel que fez nesse mês a trabalho. Mas mesmo assim tirou muitas fotos que falam por ele e trouxe muitos temperos árabes para a gente testar em casa.

Uma amiga de lá passou umas dicas de temperos que ele deveria procurar pra mim e, no dia de folga que ele saiu para conhecer a cidade, aproveitou para se aventurar nos mercadinhos de rua que vendiam um mundo de especiarias! Fiquei apaixonada pelas fotos dos lugares e acho que vocês também vão gostar de ver essas cores todas. O cheiro também é incrível! (Tudo na mala dele voltou cheirando a tempero mesmo super bem embalado!)

IMG_0247 rk

E foi dessa lista que ela fez que veio o Sumac (ou Sumagre, Rhus) e a sugestão de experimentar com cebola, azeite e sal (foto do final do post). Comi muito mais cebola crua do que normalmente eu consigo comer por causa desse gostinho cítrico maravilhoso. O Sumac fica uma delícia como tempero de saladas e também é usado no hommus! Finalmente meus hummus terão sumac!

Nessa lista também tinha o zaatar (que é um mix de especiarias que inclui o sumac), o sumac, baharat, feno grego, tahini, khug, zaher, água de rosas, de flor de laranja entre outros como tempero para falafel.

A lista em hebraico caso alguém queira essa dica também:

זעתר
סומאק
חילבה
בהרט
טחינה
סחוג
מי זהר
מי ורדים

2016-02-15 15.10.33 ed

O primeiro tempero que experimentei foi o zaatar na abobrinha grelhada. Fizemos um churrasco em casa e eu assei rodelas de abobrinhas e temperei com zaatar, azeite, limão e sal. Depois eu virei a louca do zaatar e polvilhava em tudo.

Maurício contou sobre a experiência de pechinchar nada comum para ele. Acabou fazendo isso com a ajuda de um amigo que já estava mais acostumado com os vendedores e acredito que por isso não pagou o preço “para turistas” pelas especiarias. Mas não é essa negociação que as vezes a gente tenta nas feirinhas (ok, eu tento), a coisa lá parece ser indispensável numa compra porque os próprios produtos não tem preço. É tudo na base da negociação e pode reduzir pela metade o valor oferecido pelo vendedor se você demonstrar desinteresse. Ele vai atrás de você com uma contra proposta irresistível.

IMG_0224 rk

IMG_0233 rk

IMG_0237 rk

IMG_0349 rk

IMG_0344

Lista de temperos árabes para trazer de viagem! Estou muito feliz comendo cebola com sumac

By February 16, 2016

Ingredients

Instructions

Corte a cebola em rodelas finas. Solte as rodelas internas com os dedos e tempere com o sal, azeite e o sumac.

Uma outra maneira de temperar saladas com sumac é deixar o tempero no azeite e depois regar a salada que preferir.