Foccaccia ligure em Riomaggiore

Foccaccia ligure em Riomaggiore

 

Se você estiver programando uma viagem à Itália, considere passar uns dias em Cinque Terre. Como o nome diz, são cinco terras, cinco vilarejos na região da Ligúria, costa do noroeste da Itália. 

Os cinco vilarejos são Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore. Elas são interligadas por uma linha de trem e você ainda pode comprar um bilhete específico para ir e voltar entre elas quantas vezes quiser no dia. Mas, para os mais dispostos, existem trilhas lindas entre as vilas também, com partes tangenciando as montanhas e com vista para o mar, e diga-se de passagem, o mar mediterrâneo!

Creditos ao marido por esta foto! Manarola.

Creditos ao marido por esta foto linda de Manarola.

Meu marido e eu nos hospedamos em Monterosso al Mare. É uma praia linda! Seria a terre que eu escolheria para morar. Alugamos um apartamento pelo Airbnbb e foi ótimo. O clima que não estava muito bom para praia, mas até que deu para pegar um solzinho no dia de voltar para casa. Então, já que é difícil saber a previsão do tempo quando se planeja uma viagem, tente ir na primavera ou outono.

Tiramisù em Monterosso al Mare

Tiramisù em Monterosso al Mare

E, estando lá, você também tem que comer o pesto genovese e frutos do mar. Afinal, são vilas de pescadores e Genova (Ligúria) é o lugar de origem do molho pesto! Infelizmente os gelatos não são tão bons quanto os de Roma. Acontece que esses paraísos escondidos quando são descobertos ficam muito turísticos e a comida também, ou seja, comida para quem está disposto a pagar e não tem experiência comparativa com os pratos regionais. Além disso, os vilarejos são pequenos, diferente de Roma que tem muitos restaurantes, gelaterias, cafés e tudo para gerar concorrência.

IMG_5666 edit

Ravioli al pesto em Manarola

Assim que cheguei, perguntei para o senhor (italiano) que alugou o apartamento para gente onde eu conseguiria comida veramente liguriana alí. Ele me sugeriu pegar o trem para La Spezia. Parece que lá tem mercados e restaurantes bem regionais. La Spezia é um centro, mas nada turisticos e, por falta de tempo, ficou fora da minha programação. Tudo bem, cinco vilarejos já tinham muita coisa nova e muita comida boa mesmo assim.

Manarola

Manarola

Ah, e sabe o limoncello? O licor italiano de limão? Lá é limoncino! A diferença está na região, no sul é limoncello, no norte é limoncino.

Festa do limão em Monterosso al mare

Festa do limão em Monterosso al mare

 

Receita de pesto aqui nesse post: http://rivelloskitchen.com/molho-pesto/