img_5145-ed

Desde quando Maurício trouxe um saquinho de Sumac pra mim de Israel eu não asso mais cenouras sem esse temperinho rosa. Tem um gostinho meio citrico e meio ácido que… ham… não sei com o que comparar, é gosto de sumac! Pra quem nunca experimentou, vale a pena. Procure em lojas de produtos árabes. Também é chamado de Sumagre ou Rhus.

img_5138-ed

Bom, cheguei do Rio semana passada e, como era de se esperar, não tinha nada em casa pra comer (excetos uns tomatinhos da horta da janela e o pé de manjericão que parece que resistiram bem a esses 32 dias fora com o sistema de irrigação do Maurício). Entao passei no mercado, comprei o grosso e fiquei esperando chegar o sábado porque estava morrendo de saudades da feira orgânica que tem aqui em Amsterdam, Noordermarkt.

Então acordei, vesti minhas duas calças, luvas, gorro e tudo mais porque tinha neve lá fora! Neve! Eu tentei fugir do frio passando o mês de dezembro no Brasil, mas sabia que esse dia chegaria. Ah, mas até que neve é legal… O mais perto até então que estive de neve foi dos Alpes visto da janela de casa quando estávamos na Suiça. Eu até tinha uma pequena curiosidade de chegar bem pertinho, mas achava que sofria de algum tipo de “gelofobia” que me mantinha bem quentinha em casa com uma caneca de café.

Bom, mas dessa vez tinha neve no chão e eu estava curtindo isso. Fui na feira e uma das coisas que mais gosto de comprar lá são carnes. Tem uma barraquinho de carne orgânica grass fed que me deixa muito, muito feliz! Comprei alguns cortes e uns hamburgueres artesanais. E essas cenouras assadas foram feitas especialmente para os hamburguinhos.

Vegetais assados com azeite em geral sâo acompanhamentos perfeitos pra carnes, mas cenouras pra mim são a versão adocicada das queridinhas batatas.

cenouras

img_5150-ed

img_5152-ed

img_5169-ed

Cenouras assadas com sumac

By January 8, 2017

Instructions

Higienize bem as cenouras com uma escovinha e água corrente.
Distribua em uma assadeira e, com um pincel, espalhe o azeite uniformementente por todas.
Tempere com sumac, orégano, pimenta e sal.
Leve para assar a 230°C por aproximadamente 1h. Retire do forno após 30 minutos para gira-las.