IMG_8928 rk

Caponata ou kapunata. Essa é a versão maltesa da receita, que leva pimentões!

Serve como antepasto, acompanhamentos ou recheios. Eu cresci comendo caponata, mas nunca tinham me apresentado pelo nome. As vezes vinha no recheio das empanadas espanholas da minha mãe, as vezes na panela de um almoço qualquer em casa e ainda tinha aquele frango que minha mãe assava no mesmo tabuleiro que a caponata. Não sei se ainda poderia ser chamado de caponata assim com frango, mas era a parte que eu mais gostava.

Essa foto foi a que postei no instagram  e estava faltando passar a receita aqui. O pãozinho foi um tanto ilustrativo, porque eu comi essa caponata quase toda pura mesmo! Minha mãe e eu demos conta com uma voracidade absurda! Serio mesmo, eu amo berinjela e pimentões assados!

Existem algumas versões de caponata, pode ter ou não passas, pimentões e açúcar. Nessa teve muitos pimentões e eu não coloco açúcar porque acho que não é necessário. Já as passas eu gosto, mas não coloquei dessa vez.

Nessa receita as medidas enchem uns dois tabuleiros grandes. Depois de assado os ingredientes murcham bastante, mas mesmo assim faz bastante caponata.

IMG_0118 ig rk

Update! Mais fotos de caponata…

IMG_5229 red

IMG_5304 red

Caponata maltesa. O antepasto italiano de berinjela

By September 22, 2015

Ingredients

Instructions

Lave e corte as berinjelas.
Deixe as berinjelas de molho na água com sal por aprox. meia hora (enquanto prepara os outros ingredientes). Isso ajuda a tirar aquele gosto amargo da berinjela.
Corte os demais ingredientes em pedaços pequenos (cubos ou fatias): cebola, alho, tomate e pimentões.
Escorra e seque as berinjelas com um papel toalha. Corte em pedaços menores e misture com os demais ingredientes cortados mais as alcaparras e azeitonas (e as passas).
Distribua todos os ingrediente em um tabuleiro (provavelmente dois tabuleiros para essas medidas).
Tempere com azeite, vinagre balsâmico, sal e pimenta. Misture bem, cubra com papel alumínio e leve para assar em forno médio até que os ingredientes fiquem macios (aprox. 30 min.). Retire o papel alumínio e asse por mais alguns minutos até que seque.