IMG_5976 rr

Olhe bem essa foto, esse queijo derretido… Sério, eu comeria camembert assado com nozes e mel todos os dias, em todas as refeições! Mas eu aprendi com os franceses a moderação, só não pratico muito, principalmente quando se trata de queijos. E falando em franceses, os caras comem de tudo! Aquelas refeições longas com carnes, queijos, doces e vinho… Hmm… Sem medo da comida, sem dietas restritivas, com muita gordura e felicidade! Ah, a deliciosa vida francesa…  O segredo está na qualidade e não na quantidade. Mas cuidado com esse queijo, é difícil come-lo como um francês.

IMG_5960 rr

O Camembert de Normandie é só mais um dos delicioso queijos da região de Normandie na França, que além dos laticínios também é reconhecido pela produção de cidra e seus frutos do mar de boa qualidade. Pra quem não conhece esse queijo, ele é um queijo de pasta mole bem parecido com brie, mas é vendido em peça inteira, numa caixinha de madeira e feito a partir do leite cru de vaca. Bom, nos mercados tem um monte de queijos camembert com leite pasteurizado, mas o original é feito a partir do leite cru.

Outros queijos de Normandie são o Livarot, Pont l’Évêque, Brillat-Savarin, Petit Suisse, Boursin e o Neufchâtel, que tem formato de coração!

IMG_5966 rr

Então, essa delícia aí é feito com o camember, a caixinha de madeira dele, mel, nozes e alecrim. E uma baguette! No meu caso eu fiz um pão rústico francês, o pain de campagne. Tradicionalmente esse pão é feito com uma mistura de farinha branca e integral ou de trigo sarraceno.

IMG_5893

IMG_5903

pao cn

Receita

Ingredientes:

  • Queijo camembert – 1 unidade inteira
  • Nozes
  • Mel
  • Alecrim

Deixe o queijo dentro da própria caixa de madeira (sem plástico)
Faça furos em cima do queijo e cubra toda a superfície com mel, nozes picadas e alecrim.
Leve para assar em forno alto por 10 – 15 minutos.

O Camembert de Normandie assado.

By December 1, 2015

Ingredients

Instructions

Deixe o queijo dentro da caixa de madeira que é vendido (retire o plástico).

Faça furos em cima do queijo e cubra toda a superfície com mel, nozes picadas e alecrim.

Leve para assar em forno alto por 10 - 15 minutos.

Retire do forno e sirva com o acompanhamento que preferir (frutas secas, tomatinhos, frios, pão e etc)