IMG_1274 rk

Hoje fiz berinjela! Querida em todas as dietas. É vegetariana, mediterrânea, low carb, orgânica, paleo… Acho que até aqui agrada a todos (até aqueles que não são fãs correm o risco de gostar).

Essa semana vi mais uma guerra fria entre profissionais da saúde que defendem dietas diferentes. De um lado a galera “da soja”, do outro a galera “do bacon”. E ainda tem o lado daqueles que se opõe e julgam todos os lados e pregam o equilíbrio com a mesma agressividade. Temos ativistas de todos os tipos muito bem divididos. Acho que deveríamos deixa-los assim, cada um com suas preferencias, crenças e objetivos diferentes.

Claro que todos queremos ter o poder de mudar o rumo das nossas vidas e dieta virou o novo Anel de Sauron. Precisamos de uma e lutaremos por uma. De incomum em todas as dietas ideológicas é a sensação de segurança de estar no caminho certo, de se sentir senhores do nosso destino, participar ativamente do futuro e controlar a nossa saúde. De certa forma, eu também acredito nisso. E se existe uma maneira correta e eficiente de fazer isso, eu também quero seguir, oras! Porque ficar a merce do acaso me tráz um enorme desconforto.

Bom, então berinjela. Berinjela vale a pena. Orgânica da feira local com hortelã da minha hortinha de janela. Essa receita foi inspirada em uma berinjela grelhada que comi na casa de uma amigo italiano. Era servida fria e o hortelã deixava ainda mais refrescante.

IMG_1283

Berinjela grelhada com hortelã

By July 27, 2016

Instructions

Coloque um ramo de hortelã em um potinho (de preferência de vidro e escuro) e cubra com azeite. Reserve por algumas horas para aromatizar o azeite.
Pique algumas folhas de hortelã e reserve.
Lave bem a berinjela, retire a ponta e fatie na horizontal.
Cubra as fatias de berinjela com água gelada com sal e deixe de molho por uns 20 minutos (para tirar o amargor).
Depois descarte a água e doure os dois lados de cada fatia numa frigideira com azeite. Tempere com sal e reserve em um prato. Cubra com as folhas de hortelã picadas. Faça isso com todas as fatias aos poucos, sem pressa e sem sobrepô-las na frigideira. Intercale o hortelã e as fatias grelhadas no prato.
Regue com o azeite aromatizado com a hortelã.
Por cima coloque um pouco de queijo feta, tempere com sal e limão.

Pode servir gelado. Nesse caso, pode fazer com algumas horas de antecedência e deixar o gosto do hortelã apurando até a hora de servir.